quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Conquiste seu espaço, cresça profissionalmente, foque sua carreira no mundo digital

Já pensou em direcionar o foco da sua carreira para o mundo on-line? Pois é, essa pode ser uma ótima oportunidade! 

Hoje em dia usamos a internet para quase tudo: relacionamentos, serviços variados (banco, compras, pagamentos), controlar o peso, saber das novidades, etc. É inegável a facilitação de vida que ela traz e a economia de horas que nos proporciona, encurtando distâncias, driblando o tempo. Se já fazemos tantas coisas na internet, se confiamos cada vez mais nossas vidas ao meio on-line, porque não direcionarmos nossas carreiras para ele também?


O mundo mudou e com ele também o mercado de trabalho. Tida antes como um quebra galho para muitos, a internet é hoje mais um meio para desenvolvimento de carreiras. Contudo, ainda existe muita relutância ou ingenuidade em aceitá-la como foco para conquistar uma carreira conceituada.


Não vou falar aqui de profissões novas criadas exclusivamente para internet, como analista de rede, programadores, entre outros. Falarei de profissões tradicionais que estão migrando com muito sucesso para o mundo on-line.


Os mercados musical, cinematográfico, televisivo, literário, educacional, de consultoria e afins são bons exemplos dessa mudança. Hoje é comum nós termos arte, livros, séries e novelas feitas exclusivamente para internet, além de músicas, quadrinhos e filmes lançados primeiro no meio virtual.


A internet se tornou o caminho escolhido por muitos profissionais de áreas tradicionais que viram nela a oportunidade para a realização profissional. Oportunidades de grandes lucros, maior liberdade, desafio e comodidade para os trabalhadores são os principais atrativos, além da possibilidade de trabalhar em casa (o que nem sempre acontece).


Mas não pense na internet como um canal alternativo ou um plano B. Desenvolver uma carreira nesse meio não tem nada de virtual. Dedique-se, estude, pesquise a linguagem, o funcionamento, a dinâmica, invente novos aplicativos e caminhos. Seja criativo, interativo, inovador. Seja aplicado e 100% focado. Decida-se e invista seu tempo nisso. Não tenha medo de ousar e ser diferente.


E dá para ganhar dinheiro com internet? A pergunta é velha, mas a resposta melhora a cada ano. Sim, dá! E não só com publicidade, mas no atendimento de demandas reprimidas.


Demanda crescente
Novos fatores da acessibilidade brasileira estão ajudando a impulsionar essas mudanças. Primeiro, o acesso à internet e a computadores pela população mais pobre aumentou significantemente nos últimos anos. Segundo, a qualidade desse acesso melhorou muito para todas as classes sociais, hoje contamos com conexões mais estáveis e velozes no país.


De acordo com dados do Ibope Nielsen Online, chegou a 58,6 milhões o número de pessoas com acesso à internet no Brasil. Só no primeiro trimestre desse ano houve um aumento de 14%, em relação ao mesmo período em 2010, no número de brasileiros com acesso à internet em casa ou no trabalho.


Outro fator foi a popularização dos tablets, que deve aquecer o mercado editorial on-line, dando assim mais oportunidades para quem construiu carreira na internet. Já é possível observar escritores que criam suas obras em uma linguagem mais familiar e ágil exclusivamente para o mercado on-line. O mesmo acontece com filmes, quadrinhos, jornais, revistas, TV, rádios, lojas, escolas, etc que já nasceram na internet e seguem o perfil desse meio.


São dados muito significativos que comprovam a necessidade de novos profissionais on-line para atender as demandas desse novo mercado. Mas não se engane, esse mercado de trabalho não é para qualquer um. Tem que ter estrutura física e mental para agüentar o ritmo. A alta velocidade e a interatividade desse meio influem e transformam bastante a dinâmica de trabalho dos profissionais nele inseridos.


Então se você ainda não conseguiu se realizar no mundo off-line, talvez a internet seja o seu caminho, vale investir. Mas apenas no caso de falta de oportunidade, porque incompetência também não é tolerada na rede!

9 comentários:

  1. Oi, Christina.

    Estou focando o trabalho de propaganda e assessoria de imprensa que desenvolvo nos sites de relacionamento e o resultado tem sido muito bom e mais rápido. Coloco estes serviços ao seu ddispor e de todos os amigos do Linkedin.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Luiz! Eu também trabalho nessa área e também vejo a velocidade com que os resultados aparecem.

    ResponderExcluir
  3. É...eu já fiz isso...aliás, tenho feito..pois é um aprendizado contínuo...intenso e muito dinâmico.

    O Marketing Digital / Gestão de Redes Sociais, é hoje, a minha principal atividade profissional...comecei fazendo para mim mesma, minha empresa...de forma séria e dedicada, e os resultados foram tão positivos que hoje sou contratada por empresas e profissionais, para gerir a presença digital deles nas principais redes sociais.
    Lógico que isso não foi do dia para a noite e nem tão simples assim...mas vou poupá-los dos detalhes para este momento....

    As empresas já perceberam a importância e a necessidade em ter um profissional exclusivo para este trabalho nas organizações...mas tbm não era pra menos, tanto se fala, tanto se expõe a respeito, tanto se debate e comenta e tanto se mostra e prova por A + B que para expandir os negócios e conquistar seu público, a chave é entrar nas redes e interagir, que muitas dessas empresas já criaram vagas para este perfil e procuram profissionais no mercado, enqto tantas outras já os têm, trabalhando efetivamente....mas ainda não é a maioria...é igualmente notório que ainda temos muito caminho pela frente e muita água pra rolar...mas o cenário muda a cada dia.

    Mas devo alertar....é o tipo de trabalho para quem realmente gosta...pois para oferecer um trabalho profissional e apresentar bons resultados, precisa se dedicar muito... não é brincadeira não viu gente...é um trabalho extremamente exaustivo, minucioso, detalhista, que requer muuuita paciência, muita dedicação...(horas e horas)...com muita disposição para aprender, estudar, pesquisar, ler, ler e ler, experimentar, criar, ousar, inovar...enfim...é um trabalho árduo...mas que compensa ao ver os resultados e principalmente a satisfação dos clientes e envolvidos...rs..é bem legal....mas é pura ralação!

    Um abração a todos!
    Marta Almeida
    redessociais.marta@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Muita ralação mesmo! Eu também trabalho com gestão de mídias sociais e sei bem do que você está falando. A velocidade com que as coisas mudam na internet nos faz trabalhar intensamente para acompanhar tudo isso e pensar na melhor maneira de agir ante esses acontecimentos. Não é fácil, mas eu adoro!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Cristina,
    Também sou jornalista especializada em Gestão da Comunicação. Recentemente, tive que reorganizar a minha carreira para poder me adaptar a uma situação familiar, o que foi muito bom, pois tive oportunidade de mergulhar de vez nesse universo online. Hoje nem me imagino de outra forma, agora, meu objetivo é me profissionalizar mais nessa área, pois me apaixonei pelo dinamismo e a rapidez das respostas.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  6. ah...com certeza..só entra nessa, quem realmente gosta....rs...
    Um abraço Chris!

    ResponderExcluir
  7. Pergunta simples: Como começar? sou formada em comunicação social, mas por motivos pessoais tive que direcionar minha vida profissional para outra área.
    Li os comentários e me identifiquei com os procedimentos descritos, quero saber como fazer para me recolocar neste processo.

    ResponderExcluir
  8. Se está decidida a trilhar esse caminho a primeira coisa a fazer é usar internet constantemente. Conhecer bem a ferramenta. É preciso muito estudo e atenção às novidades, sempre velozes, que surgem no meio digital diariamente. É preciso também decidir qual a área da profissão on-line você irá se dedicar preferencialmente. Gosta mais de interatividade? Ou prefere estratégias de atração e divulgação? Mas você terá que pelo menos conhecer as demais áreas porque nesse trabalho tudo é muito interconectado, um profissional de mídias sociais depende diretamente dos responsáveis pelo sac ou pelo blog e assim por diante. Eles e a estratégia da empresa para cada canal devem estar em sintonia.
    Uma especialização na área desejada contribui muito para seu crescimento e reinserção no mercado. No mais é não ter medo e começar logo.
    Boa Sorte e conte comigo!
    Abç

    ResponderExcluir
  9. Agradeço as dicas e já estou contando com você
    até a próxima

    Abç

    ResponderExcluir