terça-feira, 9 de agosto de 2011

Desafio da liderança: como liderar pessoas mais velhas e experientes que você

Esse assunto está cada vez mais em evidência devido à grande escala de profissionais de diferentes idades trabalhando juntos nas empresas hoje. É cada vez mais comum jovens de menos de 30 anos liderando equipes com funcionários mais velhos. E isso não é ruim.
  
Os jovens, sempre em busca de novos desafios, ousam mais, estão ligados em novidades tecnológicas que podem trazer grande diferencial para a empresa, além de facilitar a vida do grupo, e estão mais dispostos a escutar e aprender com os outros (inclusive com os profissionais mais experientes, que têm muito a ensinar também) no dia a dia do trabalho.
  
Então, como desenvolver uma liderança justa, firme e eficiente sendo o mais novo do grupo e visto com muita desconfiança – e às vezes até rancor – pelos seus liderados? Tendo muita paciência, sabendo trabalhar em equipe, escutando o que o grupo tem a dizer, contribuir, reivindicar e, principalmente, sendo competente no que faz.
  
Não fique buscando aprovação alheia só porque está inseguro por causa da sua diferença de idade (de experiência, de background, etc).  Seja firme, mas sem perder a doçura. Se não fosse capaz, não estaria onde está agora, ou pelo menos não ficará por aí por muito tempo. Por isso, confie em sua capacidade de fazer as coisas e de repassar o que é para ser feito de forma clara.
  
Cobre respeito e o cumprimento de suas determinações. Caso haja um funcionário que não esteja colaborando ou que esteja desafiando sua autoridade de líder, chame-o para uma conversa particular. Fale com segurança e calma, olhando diretamente para ele. Pergunte sem rodeios o porquê daquele comportamento, se ele tem algo contra você ou o que o está incomodando.
  
Escute a resposta atentamente e explique que está ali por mérito e porque tem muito a contribuir com o crescimento da empresa e de cada um que faz parte dela, inclusive o funcionário em questão. Deixe claro que não tem a intenção de passar por cima ou ofender quem quer que seja ali dentro, pois o seu objetivo na empresa é trabalhar, crescer, desenvolver carreiras e com isso alcançar o sucesso.
Depois disso, leve ao conhecimento do resto do grupo, sem causar constrangimentos, o ocorrido e, se necessário, explique para todos o seu propósito como líder. È importante se mostrar aberto ao diálogo, acessível e sempre que possível dar feedbacks para a sua equipe.
  
Com o tempo, a diferença de idade deixa de ser uma questão. Em empresas grandiosas, e muito jovens, como a Google e a Facebook, isso já é rotina - os mais jovens ocupam cargos de liderança enquanto a maioria dos mais velhos é liderada por eles. E tudo isso sem traumas ou neuras. Afinal de contas, não é por causa da idade que alguém deve assumir ou ser promovido a um cargo de chefia.

55 comentários:

  1. Christina,

    Depois de ler o artigo, devo dizer-lhe que concordo com algumas coisas e discordo de outras.

    Muito se tem dito sobre liderar pessoas mais velhas ou liderar pessoas mais jovens, ou sobre ter problemas com pessoas mais velhas ou ter problemas com pessoas mais jovens.

    O que a grande maioria está esquecendo é que a idade não caracteriza este ou aquele profissional.

    O grande problema de relacionamento ocorre entre PESSOAS e não entre JOVENS e VELHOS.

    Se um profissional experiente, e consequentemente mais velho, é teimoso, isso provavelmente já é uma característica que ele traz desde a sua juventude, e não um presente ou um privilégio da idade.

    Já conheci "velhos" com espírito, personalidade e atitudes bem jovens, assim como encontrei "jovens" com espírito, personalidade e atitudes bem maduras, o que não significa que sejam velhos ou teimosos, ou qualquer outro adjetivo que se dê a quem tem mais idade.

    O problema está na pessoa e como cada indivíduo é um universo em si mesmo, o problema ocorrerá independente da idade.

    Quem é bom, o será sempre, em qualquer idade, o mesmo acontecendo com quem escolheu o lado negro da força.

    Precisamos parar com essa mania de classificar as pessoas em velhas ou novas.

    Como sugestão, enxergue este mesmo tópico que você escreveu com uma pequena mudança no título:

    "Desafio de Liderança - Como liderar Pessoas difíceis"

    Percebe a grande diferença?

    Existem pessoas difíceis em todas as idades e até mesmo crianças de 5 ou 6 anos podem ser enquadradas nesta classificação.

    Como complemento a esta discussão, que por sinal é muito boa e demonstra que precisamos aprender a enxergar pessoas ao invés de idades, indico dois link´s que falam justamente sobre como Lidar com seus Subordinados e como Lidar com seu Chefe.

    Os link´s são:

    http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1335495-9654,00.html
    .
    .
    http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1361412-9654,00.html

    Se quiser discutir sobre este assunto, para mim será um prazer.

    Boa leitura! Os link´s acima valem a pena!

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu comentário e sugestões, Sandro! Escolhi esse título porque quis focar exclusivamente no subtema idade e no preconceito que existe sobre isso nas empresas, tanto no que diz respeito aos jovens quanto para os mais velhos, dentro do tema liderança.
    Não uso o adjetivo "velho" como algo pejorativo. Nunca! Concordo plenamente com você, a idade é só um detalhe e não deve ser levada tão a sério assim. A índole do profissional é que deve ser avaliada.
    Lerei os textos que indicou e volto para comentar!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Em qualquer situação quem lidera precisa ter a humildade de saber aprender com os liderados. Estamos sempre num processo de aprendizado, hoje liderando, amanha sendo liderado.

    ResponderExcluir
  4. É a mais pura verdade. Líder hoje, liderado amanhã! Já passei por isso.

    ResponderExcluir
  5. Já estive de um lado e agora estou do outro.

    ResponderExcluir
  6. É muito relativo, pois depende das atitudes tanto de um como do outro ( lider e liderado ) o normal é que a pessoas mais velhas tenham experiências para passar aos mais jovens.
    E ao mesmo tempo os mais jovens possam agregar nova tendências e tecnologias ao mais velhos.
    Assim sendo o mais importante vai ser a humildade e o respeito de ambas as partes e com certeza o sucesso será de ambos.

    ResponderExcluir
  7. Isso é uma realidade muito comum, Carlos. Hoje você é chefe daquele que irá te liderar amanhã, e vice-versa. Então, é bom ter bom senso, respeito e tratar o colegas como gostaria de ser tratado, não é mesmo?
    Zé, essa troca humilde de experiências, conhecimentos e habilidades é o melhor lado disso tudo. Essa união de profissionais de diferentes idades pode enriquecer bastante a vida de todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião, o sucesso dessa "relação" passa por sabermos ouvir as ideias desses colegas mais velhos até porque, normalmente, são profissionais com bastante experiencia na disciplina onde actuam. Por vezes, não é fácil convence-los da utilização de novos métodos ou estratégias, mas bastará uma boa troca de ideias para que tudo fique claro e todos de acordo. Falo da minha experiencia neste campo e concretamente sobre os "mais velhos" com quem tenho trabalhado nos projectos que liderei ou lidero.

    ResponderExcluir
  9. Quando existe um cargo de liderança para ser preenchido, todos os que estão á mais tempo na casa e aspiram a liderar, independentemente das suas capacidades para tal, esperam ser os escolhidos. Quando são preteridos a sua dificuldade em aceitar a nova liderança é sempre visível, independentemente da idade do novo líder. Claro que a situação se agrava quando o líder escolhido tem "menos anos" de experiência.
    HR

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o Nuno, a experiencia que esse profissionais tem é de grande utilizade para a empresa e escuta-los e mostrar a eles que independente de sua chefia ter idade menor e em consequencia um pouco menor experiencia é o fator complicador. Nada como uma boa conversa para melhor isso.

    ResponderExcluir
  11. Diferentemente dos mais jovens que naturalmente perseguem uma carreira, os mais velhos que não se acomodaram e amam o que fazem, estão atrás de uma missão, sem olhar para o retrovisor. Essa troca é absolutamente saudável pra não dizer "beleza"!!!

    ResponderExcluir
  12. Exatamente, Sônia! Essa troca é muito boa e estimulante! Não há razão para ressentimento de nenhuma das partes.Acho que uma equipe mista assim tem tudo para dar certo.

    ResponderExcluir
  13. Concordo Nuno! Saber ouvir e absorver conhecimentos tácitos são características primordiais a grandes líderes.

    A Helena expôs uma parte importante dessa situação: a frustração por ter sido preterido para a promoção. Isso machuca, mas não pode atrapalhar o andamento do trabalho do liderado. Ele tem que aprender a lidar com isso e seguir em frente, senão acaba perdendo o emprego, e aí piora tudo.

    Mais uma vez, vale a paciência e compreensão do líder para contornar essa situação e, como disse o Alessandro, nada como uma boa conversa...

    ResponderExcluir
  14. Existe sim uma grande dificuldade de liderar pessoas mais velhas, já passei por isso algumas vezes e nunca foi simples executar minha função com pessoas mais velhas, claro que essas dominam todo o ambiente conhecem os detalhes da regra do negócio muito mais do qualquer um.
    Hoje as empresas querem pessoas mais jovens na frente de equipes, e isso gera certo desconforto.
    Sempre fui transparente em minhas ações, e também sempre tentei buscas a confiança de meus liderados, para que conseguíssemos buscar o melhor resultado para a empresa.
    A gestão de pessoas é o fator principal do sucesso para liderança.

    ResponderExcluir
  15. Na minha modesta opinião liderar não interfere com a idade dos indivíduos mas com as suas personalidades e formas «especiais» de trabalhar; aquilo que interfere e é bastante importante ter em conta é o grau de experiência dos indivíduos (ser mais velho não quer dizer necessariamente que se é mais experiente) pois se um indivíduo é mais experiente não sente a necessidade que um novato sente em ser apoiado e abordado constantemente. Um indivíduo mais experiente deverá ter espaço e autonomia suficiente para executar o trabalho à sua maneira.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com Helena e Beto, o lider que chegar terá que lidar, pelo menos por um tempo, com a frustração daquele que tinha a expectativa de ser o escolhido e não foi. Isto poderá dificultar muito seu trabalho. Mas esta dificuldade poderá ser também uma grande oportunidade de ele se apresentar e se estabelecer como lider da equipe. Mostrando-se hábil e capaz de conduizí-la, conquistar seu respeito, credibilidade e apoio.

    E ainda de explorar suas características com as de sua equipe mais experiente. É meio que juntar o corpo cheio de força, determinação e disposição (lider mais novo) à cabeça, ou seja, visão, prudência, equilibrio, sobriedade e conhecimento da empresa e do negócio oferecida pelos mais experiente.

    Alcançado este nível de relacionamento, todos ganham, o lider recem chegado, os liderados mais experientes, a empresa e principalmente os clientes com o resultados dos trabalhos realizados por esta equipe mista.

    ResponderExcluir
  17. Outra dificuldade que percebo hoje é que os mais velhos estão estacionados não buscam mais sua capacitação e parece estarem sentados esperando o crescimento o seu lugar ao sol.
    Essa semana um membro de minha equipe me disse “cara se você sair me leva junto não terei animo de começar tudo de novo”...
    Isso me deixou intrigado e perguntei a ele o porque ele não buscava se preparar para assumir minha função, e a resposta foi espantosa “Beto gosto da forma que trabalha, mas eu já estou com uma certa idade não vou pra faculdade, não farei cursos, pois minha idade não ajuda e dificilmente chegarei a gestão algum dia.
    Fiquei abismado com a reação desse colega de trabalho, comecei a conversar com os mais velhos da C&A e pude perceber que o pensamento é semelhante.
    Os jovens são vistos hoje como ladrões de oportunidade, gente tive essa percepção após conversar com varias pessoas com idade acima de 38 anos.

    ResponderExcluir
  18. Acho isso perfeitamente possível, e ótimo. O grande segredo para que isso aconteça, é o jovem saber ouvir e respeitar a jornada do mais velho, pois assim, ele estará agregando ambos os lados.

    ResponderExcluir
  19. Oi, sou Victor Hugo, tenho 24 anos, e estou tendo dificuldades hoje de liderar a equipe de vendas. Grande parte dessa dificulade esta atribuida a minha idade e outra pelos gestores que tambem não são pessoas abertas a novas ideias e desafios.Me sinto mal por isso e acho que tambem as empresas tem culpa nesse tipo de cultura de seus funcionarios. Coordeno 20 vendedores com media de 30 a 40 anos e grande parte (70%) não aceita muito bem minha função dentro da empresa. Tem alguma sugestão para converter a situação? Ja tentei ser amigo, proativo, disponivel...mas acho que a diferença de idade ainda é maior.

    ResponderExcluir
  20. É isso mesmo, Valdir. O jovem tem muito o que aprender e também ensinar. Basta ter paciência e inteligência o suficiente para ouvir.

    ResponderExcluir
  21. Victor, essa situação que está passando é muito comum e também é devido, em parte, à cultura da empresa. Esse ressentimento é explicado por você estar em uma posição em que muitos dos liderados queriam ou se acham merecedores de estar. Outros simplesmente não confiam em você por causa da sua pouca idade (que não quer dizer pouca experiência ou competência).

    Como eu disse no texto, a paciência e a principal arma nessa ocasião. Estabelecer parâmetros de aceitação para esse comportamento dos liderados também. Uma conversa franca com a equipe é o melhor remédio, afinal de contas, vocês têm os mesmos objetivos ali: vender, prosperar.

    Eles não tem que aceitar tudo calados, mas também não podem questionar sua autoridade e capacidade de liderá-los. Explique isso para eles. Sugestões e críticas serão bem aceitas, quando construtivas. Acho que indo por esse caminho do dialogo e sinceridade você conseguirá reverter essa situação.

    Quanto aos gestores, eles estão abrindo um pouco a mente, pois te contrataram para o cargo. Cabe a você provar o valor e funcionalidade de suas sugestões e novas ideias, pois certamente envolvem mudanças que tocam na questão dinheiro, e isso é muito sensível em qualquer empresa.

    ResponderExcluir
  22. Beto, buscar a confiança dos liderados é uma ótima estratégia de gestão de pessoas. Como eu disse no texto do post, para isso acontecer o líder tem que ter confiança nele mesmo e transmitir isso aos demais. Ninguém gosta de ter um chefe vacilante. Mas isso não significa ser intransigente e não saber escutar opiniões e sugestões de sua equipe.

    ResponderExcluir
  23. Ana, concordo quando diz que experiência não é sinônimo de ser mais velho. Tem muito jovem mais experiente e confiante nas lideranças de grandes empresas e projetos hoje.

    Também concordo com o Ronaldo. Esse misto de idades nas equipes só tem a acrescentar!

    ResponderExcluir
  24. Ótimo artigo, bem focado na realidade das empresas.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada Maitê! Fico feliz que tenha gostado!

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito do artigo. Realmente é muito difícil liderar as pessoas, pois mesmo que estejam engajadas no mesmo objetivo, cada uma possui um jeito e uma forma de pensar. Lidar com as diferenças é o maior desafio.

    ResponderExcluir
  27. Obrigada Natália! Concordo com você, é difícil mesmo. Mas com o tempo a gente acaba adquirindo técnicas próprias para fazer isso, cunhando assim a nossa marca (estilo) de liderança. Acho que as diferenças ajudam a enriquecer uma equipe. O importante é saber lidar (cedendo ou não) com elas. Saber ouvir é uma ótima maneira de se fazer isso.

    ResponderExcluir
  28. É preciso que todos tenham em mente a diferença entre ter mais experiência de vida e mais experiência em um dado assunto. Creio que aí está o nó a ser desatado nas relações entre profissionais de diferentes idades. Em diversos projetos, o uso de novas tecnologias e conceitos possibilita que o domínio sobre tais inovações seja mais facilmente dominada por profissionais mais jovens que se desenvolveram profissionalmente ao mesmo tempo em que essas surgiram e se consolidaram. Por esta razão, é claro que a liderança de equipes que venham a utilizar mais intensamente de novos conceitos ou tecnologias deva ser ocupada por quem melhor a domine. Além disso, é importantíssimo que todos tenham respeito um pelo outro, independente de idade, experiência e função. E que não haja idéias pré concebidas a respeito dos parceiros de uma equipe. Melhor falando, nada de preconceitos.

    Cabe a um líder eficiente, tirar as melhores qualidades de cada um de seus liderados. E aos liderados, entender que todos no grupo devem ter suas funções muito bem especificadas. E que as potencialidades de cada um devem ser utilizadas ao máximo para que a equipe possa atingir suas metas e objetivos.

    ResponderExcluir
  29. Prezados,

    A indagação é muito oportuna em todos os aspectos. Por experiência própria aos 24 anos dirigia uma rede de escolas com 12.000 alunos. Na época era tudo muito estranho, pois tinha conhecimento técnico, mas padecia da vivência, acreditava na força da juventude e sofria pela falta de vida cronológica.
    Todavia, nunca tive conflito com a geração anterior, pois aproveitava de sua vivência para aprender.
    Hoje, já mais amadurecido, para não dizer mais velho, pois velhice está no espirito a meu juizo, sou confrontado com os jovens e ainda mais com jovens que tem a seu favor a tecnolgia, com respostas muito mais rápidas.
    Posso dizer que a convivência é bastante harmoniosa, pois acredito ter o espirito de Peter Pan e ainda hoje sento no banco escolar para aprender, sendo em alguns casos mais antigo que o professor, rsrsrsr
    Se abrirmos o coração e banirmos os preconceitos certamente não há como envelhecer.
    O convivio com a juventude é espetacular em todos os sentidos, fundamentalmente com a democaria do conhecimento como vivemos hoje.

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Gostei dos posts do Walter e do Paulo. A experiência de vida deveria nos tornar mais maleáveis e adaptáveis ao vivenciarmos contiuamente situações de conflito. A adaptabilidade é fundamental para liderar pessoas de matizes diferentes, gerações distintas e culturas distintas.

    O problema é quando um jovem executivo abusa da arrogância e ingerência por falta de confiança na equipe. O poder é confiante por natureza e esta postura de desconfiar de tudo e todos acaba por minar a imagem do jovem chefe frente à equipe.

    Mas quando o jovem executivo entende seu papel e valoriza a equipe, ele se torna maleável e flexível a situações de conflito e acredito que terá tudo para dar certo

    ResponderExcluir
  31. Arrogância e ingerência são defeitos graves em qualquer líder, independente da idade. A partir do momento que o líder sabe ser confiante e firme, porém sem ser arrogante, ele terá o domínio da equipe.
    Sei da importância de cada membro e procuro sempre valorizá-los quando lidero equipes, geralmente formadas por mim. Por isso, quero deixar claro que não uso aqui as palavras como "domínio" e "velho" de forma pejorativa.

    ResponderExcluir
  32. Christina,

    Sem dúvida que podemos encontrar jovens com grande maturidade e experiência e pessoas de mais idade com grande estamina e motivação. Embora não dê para negar que a juventude "geralmente" traz mais energia enquanto que a "idade" geralmente proporciona maior maturidade e paciência.

    Mas como eu dissse acima, sempre haverá exceções em qualquer uma das searas.

    ResponderExcluir
  33. Djalma, sempre com boas colocações. Eu concordo com você nos dois comentários.
    Walter, muito inteligente sua iniciativa de se manter atualizado e estudando. Gostaria que isso fosse um hábito da maioria dos profissionais (de todas as idades!), o mercado agradeceria.
    Paulo, essa capacidade de percepção das qualidades alheias por parte dos líderes nem sempre é inata, creio eu. Mas acho que pode ser aprendida, adquirida ao longo das vivências profissionais. Com certeza é uma habilidade muito desejável pelas empresas e pelos liderados também.

    ResponderExcluir
  34. Gerir projectos é fundamentalmente gerir personalidades... Quando se chega à fase de imlementação, já temos (ou deveriamos ter) os skills necessários independentemente da idade dos recursos disponíveis. Claro que no decorrer dos projectos surgem situações em que temos de tomar decisões que devem ser estratégicas (tendo em conta que o objectivo é chegar ao fim do projecto, agradando ao cliente e não perdendo dinheiro). No entanto, eu penso que pessoas de mais idade e com maior experiência são sempre uma mais valia no sentido de que, um 'quick win' sendo importante, não é o que define a equipa. Temos de construir bases para o futuro, garantindo o sucesso global, sendo que a experiência neste caso é a melhor conselheira.

    ResponderExcluir
  35. Tranquilo. Já chefiei equipe de pessoas mais velhas e foi tudo ótimo. Em reuniões sempre ouvia suas opiniões sabendo que a responsabilidade das decisões a serem tomadas eram minhas. Acredito que usei o bom senso. Aos mais "irriquietos" por serem comandados por mim que era mais novo, um bom papo e saber ouvir suas "experiências" com devido respeito.

    ResponderExcluir
  36. A troca de experiências entre gerações diferentes, seja na posição de líder, seja na de liderado, se for aproveitada com inteligência é muito rica. As palavras chave são respeito e humildade. Cada um tem seu papel a cumprir - seja líder ou liderado, mais ou menos jovem. Eu já tive funcionária com bem mais idade que eu, e sempre ressaltei a grande experiência dela - manifestação que era 100% verdadeira. Hoje, convivo com funcionários - de minha equipe e de outros departamentos, que têm de 20 a 30 anos a menos que eu. Procuro ouvir a todos, principalmente me apoiando nas melhores características de cada um deles. Ao somar minha visão mais abrangente e cautelosa, com a maior agilidade e impetuosidade deles, entendo que conseguimos chegar a uma posição bacana. Ousadia e inovação, com consistência e boa avaliação prévia de riscos.

    ResponderExcluir
  37. Uma pessoa com mais idade que você certamente possui muito a acrescentar à equipe, o líder precisa perceber que pode favorecer o grupo quando valoriza toda a experiência deste colaborador. Uma equipe se constrói com respeito e confiança, independente da idade de seus membros.

    ResponderExcluir
  38. Acredito que o papel do líder seja administrar as diferenças que existem dentro de uma equipe, que podem ser tanto de idade, quanto raça, credo, preferências etc então, o desafio é extrair e potencializar o que cada um tem de melhor,para contribuir e promover o crescimento da equipe.

    ResponderExcluir
  39. As pessoas mais competentes e psicologicamente equilibradas têm menos problemas do género, concentram as suas energias, criatividade e inteligência na eficiência sem se preocuparam se fala para pessoas mais velhas ou mais novas. Há génios precoces que conseguiram o máximo da sua criatividade e inteligência a 15 anos e receberam o doutoramento de prestigiosas universidades com professores que reconheceram os méritos dos mais jovens sem preconceitos. Outros dão o seu melhor no final da vida. O premio Nobel Montessori continua a trabalhar continuamente com mais de 102 anos e a dormir 2 horas por noite. O papa, ...

    ResponderExcluir
  40. É UM Grande desafio uma situação com essa !!, conciliar bom relacionamento, com a experiencia e humildade de ambas as partes, do jovem para aceitar possiveis orientaçoes dos comandados mais experientes, bem como dos comandados acatar com a mesma humildade as ordens dos lideres mais novos !!

    ResponderExcluir
  41. A liderança hoje acredito deve ser encarada como uma colaboração comum à todos em prol de um objetivo único, o que muda são as responsabilidades de cada indivíduo. Se isto estiver bem empregado na mente de todos os envolvidos e da parte líder, um bom relacionamento... Todas as atividades serão encaradas como apenas parte das competências e portanto, a delegação passa a ser feita de forma simples, indicando sempre a necessidade de cada colaborador para o desenvolvimento e a conclusão dos projetos a serem empregados.

    ResponderExcluir
  42. Bom Dia a todos bom pessoal tenho 44 anos e trabalho na area logistica ha muito tempo acho uma boa percepção este tipo de discurção pois vejo que o mercado brasileiro esta mudando muito neste aspecto pois e cada vez mais esta chegada de profissionais novos no mercado e noto que os entraves esta justamente no que comentou nosso amigo Robson Fernandes temos que ter a humildade de unir as coisas sou tranquilo em perceber.Devemos unir forças somar as coisas para ambos os lados ganhar nos como pessoas e profissionais e as empresas com a boa contratação de bons jovem pra liderar cada vez mais o mercado vejo que e cada vez mais engenheiros jovens chegando pra comandar em todas as areas temos que apreveitar não vamos pensar que um canudo manda mas sim nosso conhecimento esta a frente disso e concordo plenamente com o Julio Paz vamos exercer o entendimento

    ResponderExcluir
  43. Bom dia a todos !
    E' um desafio para os mais nvos que nao tem muita experiencia e para os mais velhos que aspiravam pelo tempo de servio o cargo. E' muito importante a humildade e tentar conjugar as novas experiencias com antigas experiencias . E' fundamental a participaçao direta do lider conquistando pouco a pouco a confiança dos colegas mais velhos e fazendo com que todos se sintam parte de um grupo unido e capaz de enfrentar as mudaças. Com concordo com o colega delegar tarefas , mas deve ser dever pois pode causar inveja e um pessimo clima no grupo. Em suma , importante e conjujar as experiencias , o manager mais jovem ser humilde , conquistar a confiança dos colaboradores e delegar as tarefas no omento certo.

    ResponderExcluir
  44. Para os mais jovens que querem conquistar degraus dentro de uma organização, a arte de saber ouvir, ser humilde e "feedback" são fundamentais para o crescimento profissional e construção de um clima que agrega valor para a empresa.

    ResponderExcluir
  45. Não acho que liderança tem haver com a idade. O lider deve ser o servidor maior, aquele que serve a todos da equipe, e obviamente para servir bem o lider precisa ter as habilidades e capacidades que as atividades requer. Além das habilidades técnicas, recomendo desenvolver também habilidades social.
    ... Muito bom o comentário do Luiz Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  46. Luciano Lima, concordo e foi como disse no coment acima, importante dentro das relações corporativas o desenvolvimento das habilidades sociais.

    ResponderExcluir
  47. Bom dia !

    Concordo em conjugar as experiencias. O verdaeiro Lider faz parte do grupo , server o grupo , ouvido as necessidades ma sobetudo conjugando as habilidades . Como todos nos sabemos cada pessoa tem um caracter e habilidades e experiencias diferentes por isso é importante o lider criar o esprito de uniao e que todos sao pessoas importantes do team para alçançar os objetivos . O clima organizacional é muito importante dentro e fora do ambiente de trabalho . Por isso , o verdadeiro lider marcar por exemplo um jantar uma vz por mes com seus colaboradores. Gostaria de fazer so uma peque observaçao que os "feedbacks " devem ser construtivos e positivos , Inultil dar um feedback negativo pois pode destruir a auto estima do colaborador o que causaria um pessimo clima organizazional .

    ResponderExcluir
  48. A habilidade primordial do líder, de qualquer idade, é saber ouvir e decidir a partir dos pontos expostos quais caminhos a equipe deve seguir. Como disse no texto, a idade não interfere na qualidade e aptidão de um líder, pois é meramente um detalhe. O mais importante é saber se posicionar corretamente diante dessa responsabilidade. Dar feedback é parte disso, inclusive os negativos. Ter a capacidade de fazer uma crítica construtiva para um dos seus liderados e aconselhá-lo a melhorar em algum ponto irá contribuir para o crescimento do indivíduo criticado e do time também.

    ResponderExcluir
  49. Nao conconcordo com a colega Christina no fato que o feedback nao devem ser negativos pois nao adinata nada evidenciar ao colaborador exclusivamente a parte negativa e pouco eficaz do trabalho mas dialogar evidenciando os pontos de fortes e fracos O feedbacck negativo pode prejudicar o clima organizacional na equipe por isso os feedbackd devem ser construtivos . O que adianda falar e discutir exclusivamente sobre a negatividade do trabalho de um colaborador . temos que pensar que todos nos somos seres humanos , poder que naquele momento esteja passando por um momento dificil . por isso é importante conhecer a equipe mas sobretudo a equipe deve confiar no seu lider naturalmente !

    ResponderExcluir
  50. O Mais importante é saber ouvir e dividir com eles todos os momentos dentro da empresa, existem várias maneiras de dar feed back, no meu ver o negativo pode ser passado como exemplos, fazer o funcionário ver o que ele faz não é legal e junto dele dar sugestões de melhorias.
    A melhor coisa é trabalhar em harmonia e para que isso aconteça muita das vezes precisamos nos colocar no lugar dos nossos funcionários.
    Saber respeitar o outro e não querer que o outro seja igual a você.

    ResponderExcluir
  51. Para quem está em uma posição de liderança, principalmente quem lidera uma equipe experiente, deve transmitir segurança e confiabilidade. Para isso é fundamental estar aberto a troca de experiências, muito diálogo e um filtro muito bem ajustado para não ser influenciado... Sem dúvida, toda diferença produz resultados inesperados... sempre desejamos os positivos, é claro!!

    ResponderExcluir
  52. Acho que com o seu conhecimento técnico e com uma boa argumentação é possível mostrar a eles que vc tem capacidade. Isso não quer dizer que tb não possa ouvi-los e aproveitar o lado bom que sua equipe deve ter. Humildade tb é bom nesses momentos e prestar atenção,SEMPRE se vc está querendo impor sua opinião pq está convicto que é a correta ou está agindo, simplesmente patra mostrar que está no comando. É preciso ter cuidado com isso. Acredite em vc. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  53. A receita em meu caso esta em estudar muito, pesquisar e mergulhar no universo empresarial, político e institucional para ser importante na mente dessa geração .

    ResponderExcluir
  54. Realmente, considero a liderança de pessoas mais velhas e experientes um grande desafio. Entretanto, um passo importante é compreender que as pessoas mais velhas trazem, na maioria, um receio de serem descartadas por pessoas mais jovens. A prórpia sociedade costuma fazer isso. Diante disso, o primeiro passo é produzir um ambiente onde todos têm seu lugar, pos todos precisamos ter um sentimento de pertencer. Quando essas pessoas mais velhas se sentem mais acolhidas, elas costumam colaborar muito mais. Outro fator é a gestão do conhecimento. Ninguém tem a obrigação se saber tudo, mas é preciso buscar conhecimento sempre. O conhecimento que essas pessoas têm, deve ser valorizado e estimulado a crescer. Um líder precisa saber lidar com suas próprias inseguranças e reconhecendo-as, saber lidar com as do grupo. Já passei por experiências assime acreditem, o melhor caminho é procurar agregar as pessoas, fazendo com que elas se sintam importantes no processo e acreditar nisso. Nem sempre é fácil, mas é uma grande oportunidade de aprendizado. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  55. Com certeza!!! Eu fui bancária, quando solteira, depois me casei tive um deposito de bebidas por uns anos, trabalhei como autonoma por um tempo tb, agora sou aposentada com um salario minimo, não tenho formação nenhuma, fiz apenas o segundo colegial imcompleto na época, fiquei viúva recentemente, estou com 54 anos, adoro trabalhar com pessoas tipo atendimento área de comunicação, fui convidada a participar deste site através de uma conexão, mas me sinto até envergonhada, por não ter uma qualificação especifica em termos de estudo, mas confesso ter muita esperiencia na parte de atendimento, achei este site ótimo, então o que estou fazendo é passar para muitos jovens e outras pessoas que terminaram seus estudos, mas não conseguem que nehuma empresa deem a oportunidade do primeiro emprego, nem para que eles possam mostrar as suas habilidades, até para acreditarem que são capazes de realizarem na pratica o que aprederam em uma faculdade, agora se algumas empresas não estão dando nem a oportunidade para os novos formandos, o que pensar então das oportunidades para as pessoas mais velhas que mesmo com toda experiencia em determinadas áreas, porem algumas sem nenhuma formação academica, como no meu caso. Este quadro deveria mudar, para que as pessoas mais velhas pudessem tb se sentir útil ainda, por isso que as pessoas quando aposentam algumas adoecem, por se sentirem que tudo acabou e nada mais poderão fazer a não ser a morte chegar. Então espero que eu possa contribuir para este site adicionando novas conexões, mas que sejam útil para elas e assim contribuir para essa importante divulgação. também desejo, Boa sorte a todos que acreditarem que através deste site terão sua oportunidade de trabalho tão esperada, por todos que se cadastram aqui.
    Obrigada, pela oportunidade de partricipar deste comentario.
    Att
    Diolinda

    ResponderExcluir