sábado, 12 de março de 2011

Recém-formado sofre! (parte 1)

Foi se o tempo em que diploma era sinônimo de sucesso, futuro, prestígio ou pelo menos de emprego. Graduação hoje não vale quase nada. É isso mesmo, "quase"! Ainda vale a pena cursar o ensino superior? Sim! E muito! É lá que você irá amadurecer, fazer novos amigos, conhecer a vida de gente grande que paga contas e tem problemas de convivência com o colega de trabalho. É lá que você terá grandes ideias, fará grandes projetos e estagiará em empresas maravilhosas. 

Mas a faculdade acaba e com ela os estágios engrandecedores. Ai chega o momento de pôr os conhecimentos em prática e correr atrás de um ótimo emprego. Você prepara seu lindo e rico currículo, vai procurar seus ex contratantes e nada. Eles informam que você, meu querido, é um ótimo profissional e terá uma carreira brilhante pela frente, mas para eles é mais barato manter um estagiário que faz a mesma coisa que você faria por 1/4 do valor, sem benefícios, férias e obrigações trabalhistas.

Decepções à parte, você se enche de coragem e procura seus colegas - que estão, em sua maioria, na mesma situação ou pior -, seus antigos professores e todos os outros que consegue pensar. E nada! Ai as propostas indecentes começam... Gostei muito do seu currículo e quero contratá-lo para trabalhar de seg. à sáb., das 8h às 19h, com meia hora de almoço, regime PJ, sem 13º, 15 dias de férias e pagando R$ 700,00! Aceita? Lembrando que a mensalidade da faculdade era mais que isso! 

E ai? Vai ou não vai?

2 comentários:

  1. É triste, mas é verdade!! Estou passando por essa situação... Não conquistar um emprego após a formatura é frustrante, pois você está cheio de planos, com energia, "louco" para se desenvolver profissionalmente, mas... onde estão as oportunidades?? (diga-se de passagem: as boas oportunidades né?). Me formei em Administração de Empresas em julho/2010, realizei estágios em boas empresas, porém em uma área que não há grandes oportunidades no mercado. Estou em busca de uma recolocação em um novo setor, uma vez que não consigo oportunidades na minha área de maior atuação, porém esbarro na "bendita" EXPERIÊNCIA...As organizações não querem desenvolver novos talentos, estão em busca de profisionais prontos..Nisso, os recém formados (com pouca experiência), apesar de terem grande potencial, não conseguem o espaço, devidamente, merecido após anos de estudo!!

    ResponderExcluir
  2. Como ter emprego se não tenho experiência? Mas como ter experiência se não tenho emprego? Essa é a questão... muito triste, por sinal.

    ResponderExcluir