terça-feira, 7 de junho de 2011

Empreendedores do Brasil, animem-se!

Eu ainda acho que o empreendedorismo é a solução, resposta ou saída para o Brasil e a maioria dos brasileiros. Mas ser empreendedor nesse país não é fácil. São muitos entraves, impostos, descrença, desafios e, na maioria das vezes, você corajosamente desbrava esse caminho sozinho e sem preparo. Talvez por isso a alta taxa de insucesso? Também!

Educação e reciclagem de conhecimentos vão fazer você prosperar e permanecer vivo no mercado! Porém, é preciso ânimo. Seguir em frente é o único caminho! O caminho do sucesso.

Compartilho agora o vídeo motivacional da apple, uma pequena inspiração para continuarmos seguindo em frente nessa batalha tão difícil e glorificante que é criar coisas novas, pensar diferente.




Vamos em frente!

11 comentários:

  1. Concordo com você Christina, e , se não é a solução , pelo menos pode ser uma alternativa para estimular ao crescimento e a produtividade familiar. O importante será promovermos o espírito empreendedor nas pessoas e mostrar o a COISA não é tão complicada assim.
    Um abraço
    Bráulio Candian jr

    ResponderExcluir
  2. O importante é não desanimar. Apesar das pancadas do mercado e da RF, ainda vale muito a pena investir seu tempo, conhecimento e vigor em novos negócios ou em uma empresa própria. Depois que o empreendedor se ajusta a sua nova realidade, a coisa fica mais fácil. É muito gratificante!
    Abs,

    ResponderExcluir
  3. Cristina,
    Ser empreendedor no Brasil é muito diferente de ser empreendedor em qualquer outro lugar do mundo.
    Aqui você não tem apoio efetivo de ninguém. Começa pelos impostos, os juros bancários e o cadastro negativo. Se você meteu a cara como pequeno empreendedor, teve um início louvável resolveu investir no negócio e tempo depois você quebra, nunca mais lhe abrem as portas.
    Ninguém do setor financeiro pensa em ajudar o empreendedor a se levantar, com a premissa de que se é um empreendedor, vamos apoiá-lo. Não. Você entra para a lista dos maus pagadores e passa a ter dificuldades de toda a monta.
    Como gerente de comunicação do Sebrae-SP, no final dos anos 90, vi e ouvi muitos casos. Na época foi iniciada aqui no Sebrae-SP a história de um novo banco, com fundo de governo e empresas, que tinha o objetivo de apoiar, com juros diferenciados os pequenos empreendedores. Hoje temos o Banco do Povo que não atende às necessidades dos pequenos empreendedores.
    Na época tentamos viabilizar um cartão de crédito aos pequeno empresários, com juros perto de zero que seria usado como uma espécie de capital de giro. A falta de capital de giro é responsável pelo maior número de falência de pequenos empreendedores. Não saiu do cmapo das idéias.
    Enfim, nem sempre o que é bom lá fora funciona aqui dentro, pois até os grandes empreendedores pensam duas vezes antes de se instalarem no Brasil devido à carga tributária insana e aos altos juros cobrados pelos bancos. Sem dinheiro do BNDES (que é do povo) ninguém faz nada.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Exatamente Luiz, o ânimo, a criatividade são os primeiros grandes passos para a realização de um sonho de um negocio empreendedor, mas infelizmente, na prática não funciona assim. Bom, funciona partindo da premissa que você tenha um capital suficiente par aguentar as dificuldades iniciais e um bom capital para suportar as oscilações e a concorrencia futura.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria que me fornecesse mais detalhes sobre o assunto: empreendedorismo

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcello! Pode deixar que vou escrever um post sobre o assunto com dicas, literatura recomendada e links importantes.
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Luiz, ser empreendedor no Brasil é para os corajosos, resilintes e apaixonados. Você tem que acreditar no seu negócio e ter ciência das dificuldades que vai enfrentar. Não existe no país hoje - e acho que no passado também não - nenhuma política pública (federal, estadual ou municipal) que fomente o empreendedorismo e apoie os empreendedores. E mesmo assim ainda lideramos mundialmente a taxa de abertura de novas empresas (geralmente pequenas). Imagine por um instante se houvesse apoio a essas iniciativas. Nossa realidade como país seria outra, a economia estaria mais forte e aquecida, não existiria necessidade de tantos investimentos em programas assistencialistas e de transferência de renda porque haveria espaço no mercado de trabalho para todos. Até o ensino nas escolas seria melhor, visando o preenchimento dessas novas vagas.Mas só os visionários, que abrem corajosamente empresas próprias, compreendem isso. A questão agora é lutar para continuar existindo no mercado apesar dos reveses e lutar para melhorar a situação tributária e de políticas públicas no Brasil.
    Vamos em frente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. A palavra chave é parceria, Acho que não se pode pensar em empreendedorismo sem parcerias.

    ResponderExcluir
  9. Eu tb acho! Estou formando parcerias para o meu negócio nesse momento! Facilita muito para os dois lados.
    ;)

    ResponderExcluir
  10. Sem dúvida cristina. O caminho é esse. Boa sorte.

    ResponderExcluir