sexta-feira, 6 de maio de 2011

Jovem é dez pontos percentuais mais exigente que demais faixas etárias em relação a empregadores

UOL
O jovem brasileiro, de 20 a 28 anos, é mais crítico em relação à empresa na qual trabalha do que o total de funcionários das demais faixas etárias – uma diferença de dez pontos percentuais de modo geral. Essa é uma das revelações do novo Guia VOCÊ S/A – As Melhores Empresas para Começar a Carreira.

O estudo mostra que a categoria Qualidade de Vida apresenta grande discrepância, quando comparadas as práticas oferecidas pelas empresas com a satisfação de seus jovens funcionários. Por serem mais críticos, são grandes as chances dos jovens pedirem demissão quando há carga excessiva de trabalho, equipes muito enxutas e dependendo da localização da companhia. “O jovem topa, sim,  trabalhar bastante por um tempo ou projeto específico, desde que tenha a contrapartida, seja financeira ou em desenvolvimento da carreira”, explica Renata Avediani, editora do Guia.

Mais da metade das companhias classificadas (63%) é de grande porte. A lista é composta por 30 empresas e traz um ranking com as dez melhores, além de quatro destaque nas categorias Orientação e Feedback; Aprendizagem e Desenvolvimento; Valores e Relacionamentos; Desafio e Autoexpressão. Os setores mais representativos entre as empresas classificadas são os de Serviços Diversos (20%), Química e Petroquímica (17%), Farmacêutico, Higiene e Cosméticos (13%) e Telecomunicações (10%).

7 comentários:

  1. Uma tendência que privilegiará aqueles quem sabem quem são, e o que querem! Isto seria um mundo perfeito! Torço para que as Instituições de Ensino Superior promovam as PESSOAS, e que AS PESSOAS se AUTORIZEM a serem os próprios LÍDERES!

    ResponderExcluir
  2. Eu também torço, mas acredito que não tem mais volta, Graça! Já conquistamos nosso espaço e estamos exigindo uma mudança de paradigma por parte das empresas e demais empregadores. Já está dando certo e a tendência é o equilíbrio entre as relações trabalhistas melhorar cada vez mais! Se depender dos jovens, não tenha dúvidas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, Christina!
    Esta reflexão realmente representa o momento em que vivemos, mas infelizmente muitas empresas ainda não se deram conta disso...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Patrícia! Espero que as empresas não demorem muito para perceber isso e para mudar...

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,

    Um dos grandes pontos a favor dos "jovens"é o espírito de contestação; neste sentido, estimulam a inovação e aumentam as exigências daquilo que está estabelecido e ...muitas vezes....parado, improdutivo, desestimulado, e etc...

    O que precisamos é sempre ter o "espírito e a atidude" jovens....essa é o principal combustível das mudanças para o melhor.

    abs

    ResponderExcluir
  6. Exatamente, Sidnei. Espero que os empresários entendam essa contestação jovem como um estímulo à evolução não só das relações trabalhistas, mas também das iniciativas de inovação dentro das empresas. Dessa forma, todos os envolvidos saem ganhando sempre.
    abs

    ResponderExcluir
  7. Com certeza, Christina! Hoje já se fala muito em um "apagão de talentos" em muitos setores. Por esta razão, acredito que, a cada, mais e mais organizações se adaptarão à nova realidade de mercado brasileiro.

    ResponderExcluir