terça-feira, 26 de abril de 2011

Desrespeitar os candidatos às vagas de emprego oferecidas por empresas especializadas é a rotina adotada pela maioria no Brasil

Conseguir trabalhar nesse país é complicado. Primeiro você encontra sua vocação, se dedica aos estudos, estágios pesquisas e iniciação científica, pega seu diploma todo orgulhoso e vai para o mercado de trabalho. Alguns conseguem emprego logo de cara, outros ganham uma forcinha de amigos e parentes para isso e um terceiro grupo continua tentando e tentando sem sucesso aparente. Não que esses não tenham competência, não é isso, mas neste país as coisas são complicadas, conquistar (isso mesmo, é uma conquista que vem após muita luta) uma vaga decente em um lugar edificante não é simples e muito menos para todos.

Para complicar ainda mais a situação, boa parte das empresas especializadas em recrutar mão de obra e também alguns departamentos de RH existentes insistem em menosprezar o candidato ao posto oferecido. Eles deveriam ser facilitadores para ambos os lados, encaminhando os candidatos mais capacitados para as empresas que necessitam dele e mantendo todas as partes informadas do andamento do processo seletivo, mas não é assim que acontece.  Feedback é luxo, nunca um direito do candidato.

Triste, muito triste é você, quando candidato, ser tratado com desrespeito pela empresa que você está ajudando a aprestar um serviço para outra que está a sua procura. Já passei muito por isso! Sei que nem sempre somos a melhor opção dentre todos candidatos do processo, mas nem por isso não merecemos uma resposta (e-mail, ligação, twitte, sinal de fumaça) que seja nos informando que a vaga já foi preenchida ou que não nos enquadramos no perfil desejado. Processo de seleção tem que ter data para terminar, e dependendo do ponto em que se chega (2ª ou 3ª entrevista), merecemos ao menos um feedback! Por que não? 

Vagas para emprego hoje são oferecidas como favores pessoais que tais empresas estão nos fazendo. Anúncios com exigências gigantescas, mas que não informam (propositalmente) o salário, os benefícios, as horas e o regime de trabalho, e até o nome do contratante. Como posso me candidatar a uma vaga sem saber se gosto da empresa e se quero trabalhar para ela. Estar de acordo com os valores da empresa é fundamental para o sucesso da parceria de trabalho entre funcionários e organizações. Essas pedem muito e oferecem quase nada em retorno. Agindo dessa maneira muitas pessoas que são exatamente o profissional que a empresa  busca nem se candidatam à vaga, pois não estão dispostos a sair de seus empregos e passar por essa situação humilhante.

Onde estão as boas empresas para se trabalhar? Aquela que tratam seus funcionários como gente já no processo seletivo, mesmo antes de contratá-los. Aquelas que entendem o tanto que pessoas capacitadas e motivadas rendem para os cofres e para a imagem da organização. Onde estação vocês empresários antenados, justos e inteligentes que enxergam além e compreendem a importância de respeitar o próximo através de suas escolhas e que por isso contrata ou firmam  parceria com empresas socialmente responsáveis não só com a natureza mais com os seres humanos que para eles trabalham ou nelas se candidatam para trabalhar.

Empresas responsáveis entendem que aqueles que buscam emprego, seja para a posição que for, não é vagabundo, a toa ou tem todo o tempo e dinheiro do mundo para ficar correndo para cima e para baixo, cumprindo as exigências da recrutadora, fazendo entrevistas mil, participando de dinâmicas para depois nem sequer receber um “não, obrigado” ou “não foi dessa vez”, mesmo que através de um e-mail automático. Vamos por a mão na consciência, pensar e respeitar o cidadão que está dando a você empresário a chance de conhecê-lo e talvez contratá-lo. Ele pode não ser o ideal para a vaga hoje, mas nem por isso vale menos que você ou seus funcionários. Saber se relacionar é importante em todas as esferas da empresa, inclusive no RH. 

66 comentários:

  1. Já tive até que implorar por feedback!
    Pelo menos ele veio.
    Mas a maioria não está nem aí com o candidato

    ResponderExcluir
  2. Concordo! OS RHs da vida submetem os candidatos a seleção cheias de firulas (dinamicas, testes psicologicos), e não adotam o tal feedback com os candidatos, digo isso porque se propaga aos 4 cantos "feedback, feedback..daquilo outros etc..." bem contraditorio mesmo. Vivendo no seculo 21 mas contratamos como no seculo 18. Contratei uma empresa de RH pra fazer uma seleção pra mim, fui observar como era feito por curiosidade...mandei na mesma hora parar com aquela palhaçada...cena: os candidatos estavam brincando com um balão la sei fanzendo o que...coisa de psicologo. Parei e eu mesmo fiz a seleção.

    ResponderExcluir
  3. A questão é simples: Respeite o candidato! Não precisa ficar "cheio de dedos" para dizer que ele não conseguiu a colocação ou, pior, ignorá-los. O importante é dar um posicionamento para a pessoa, um resultado, seja ele positivo ou não.

    ResponderExcluir
  4. Christina
    Parabéns!!!
    muito bom e pertinente o seu texto!!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é...passei por essa experiência numa grande e conhecida agência de Relações Públicas. Só tive retorno depois de ligar e descobrir que as vagas já tinham sido fechadas. Grata RP's

    ResponderExcluir
  6. Eu e muitas pessoas que conheço já passaram por isso. O pior é quando você depende de uma resposta de uma vaga para aceitar outra. Acaba que, as vezes, a pessoa fica sem as duas.E isso é um desrespeito ao candidato.

    ResponderExcluir
  7. E bota desrespeito nisso, meninas! Eu tb já tive que implorar quase pra saber que a vaga não existia realmente! Absurdo!!! Eu tb já tive que optar entre duas seleções ou deixar de ir em uma porque já havia participado de outra e estava "quase" contratada!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Christina! Passei por uma situação como esta e sinceramente fiquei muito decepcionado, tanto com a pessoa que me entrevistou como com a empresa. A recrutadora no momento da entrevista me transmitiu muita segurança e certeza de que independente do resultado, seria dado algum retorno a mim. O pior foi que a pessoa que me indicou para a vaga e que trabalha em outro setor da empresa me disse que ia averiguar o que tinha ocorrido e também me daria um retorno. Até hoje aguardo contato...Sinceramente, isto muito me preocupa, pois os profissionais de RH deveriam ser os primeiros a saber da importância do feedback a um candidato...Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Em um caso de entrevista pelo qual passei, depois de esgotado o prao para retorno (a selecionadora disse que o faria em cinco dias), tomei a iniciativa e envei mensagem agradecendo a oportunidade que me tinha sido dada para concorrer a vaga. Peguei a empresa de calças curtas pois a resposta veio cheia de explicações: não houve tempo hábil para informar, ia faze-lo ainda etc e tal. Eu tornei a escrever dizendo que não estava pedindo pelas explicações mas simplesmente agradecendo. Ela voltou a bater na tecla de desculpas. Por fim desisti pois eu só estava mesmo agradecendo. Mais tarde encontrei um comentário dela, na foto de minha sobrinha, de quem ela é grande amiga. Aí sim, informei a ela: sou tia da ..... ! Ela não respondeu e nunca mais vi post dela no perfil da minha sobrinha. Rs. As empresas não dão feedback. E se voce o faz ... constrange a elas.

    ResponderExcluir
  10. Concordo, Márcio! Eu tenho uma amiga que trabalha com recrutamento e seleção e vive dizendo que devido ao volume de candidatos diários é impossível dar respostas para todos. Eu não aceito isso. Se são muitos candidatos, a empresa tem a obrigação de ter mecanismos e pessoal capacitado suficientes para lidar respeitosamente com esse número de pessoas. Existem vários softwares de automação que facilitariam muito a vida deles e a dos candidatos também!
    Francisca, gostei da sua iniciativa! Pena que a empresa não teve competência para compreender! :)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. A falta de retorno, é uma constante em todos os níveis neste país, não é só a do depto. de RH (Justiça, políticos, ser cliente de uma empresa como de telecomunicações ou eletricidade ou água e esgotos, Bancos, repartições públicas, Hospitais, etc. & etc...).

    Quem não dá retorno, a qualquer coisa em qualquer nível, sempre tem problemas de comunicação, sempre estão alheias as coisas em volta de si mesmo.

    Hoje em dia não há mais confirmação nem de recebimento de email, quanto mais a confirmação de leitura. Não há sequer demonstrações de respostas "prontas", robóticas de auto-respostas, com todas as tecnologias disponíveis e um pouco de boa vontade (organização, metodologia, coerência, profissionalismo, etc.). Educação? Respeito? Então, são ações que geram custos, de gastos de tempo e dinheiro por parte de estruturas mal administradas.

    RH sem retorno é igual à Restrição Hierárquica, ou seja, jamais será um setor que trata dos dois lados da moeda, e somente dos seus interesses internos.

    Numa das minhas primeiras empresas que trabalhei, o dono era de formação NÃO NACIONAL, e constantemente e aleatoriamente, o próprio se fingia de cliente, ou arrumava "laranjas" externos para testar a eficiência de TODOS os setores da empresa, de acordo com suas expectativas. Isso sempre revelava as falhas, e dava uma geral nos setores falhos, todos começavam a tratar todos direito com medo das pegadinhas dele. Isso foi a mais de 20 anos. Tentei implementar a mesma técnica em diversas empresas nacionais, nada era levado a sério. Ninguém dava a menor atenção a essas coisas.

    Enfim, nossos profissionais de RH se esquecem, que um mau atendimento hoje pode levar eles próprios a serem mal atendidos amanhã. Hoje sou um candidato destratado, amanhã posso ser fornecedor e lembrar-se daquela pessoa que me deixou no vazio.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com vc, principalmente quando diz da cultura de não retorno do Brasil. É uma triste verdade, Mark! Aprecio muito esse teste que o seu ex-chefe fazia para averiguar a qualidade dos serviços. Eu também já tentei implantar essa prática em algumas empresas que trabalhei, mas sem sucesso devido à preguiça de alguns, falta de colaboração e descrença!

    ResponderExcluir
  13. Muitas não sabem sequer o que pretendem.
    Pessoas designadas a fazer seleção e não sabe sequer atender.

    ResponderExcluir
  14. Pois é menina. As empresas precisam entender que se a fila anda para elas, para nós que estamos em busca de emprego ela tem que correr. :-)

    ResponderExcluir
  15. Além da falta de feedback - tema principal do texto, e da maioria dos comentários -, gostaria de chamar a atenção para outro ponto pelo qual o texto passou: as seleções sem transparência.

    Cheguei a participar de uma ou duas destas, no máximo. Porém me dei conta de que estava, a partir do momento que entrava numa seleção, fornecendo aos selecionadores informações sobre toda minha vida (endereço, telefone, nº de documentos, contatos de parentes etc) e muitas vezes as entrevistas ou dinâmicas ocorriam em salas alugadas apenas para aquele fim, sem nada que indicasse a empresa que oferecia a vaga!

    Empresa séria se identifica logo na primeira abordagem, e já deveria também informar qual o salário inicial. Como vou ter interesse em disputar uma vaga sem saber onde vou trabalhar nem quanto vou ganhar?

    ResponderExcluir
  16. Correto, Christina. Hoje, são muitos os recursos disponíveis às empresas que facilitam um tipo de trabalho como este. Um simples envio de e-mail, mesmo com uma mensagem previamente pronta, já seria considerável e mas muitas vezes, a quantidade de candidatos nem é tão grande assim. Infelizmente, para muitos departamentos de RH, ainda prevalece a falta de sensibilidade para com o candidato que já se encontra fragilizado pela sua condição. O fato descrito pela Francisca também é muito corriqueiro e as desculpas são sempre as mesmas... parecem que todas leram a mesma cartilha. Mas ainda acredito que tudo isto uma hora terá fim. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Também fico "P" da vida com isso. E não acontece só nas entrevistas de emprego, mas e quando te sondam para um freela, você faz teste, orçameno, conversa, conserva, negocia e nada. Além de falta de educação não respeitam o tempo dos outros.

    ResponderExcluir
  18. Muitas empresas e ou consultores fazem tantas exigencias, como se comportar, como se relacionar socialmente como tratar bem as pessoas e uma série de outras questões,porém entram em contradição nesses pequenos detalhes quando você não o interessa mais em simples processos seletivo você é descartado de forma brutal. Poderiam pelo menos enviar uma mensagem automática agradecendo por ter participado. É nessas horas que você começa perceber que muita dessas coisas são apenas incenação

    Abraçõs

    ResponderExcluir
  19. Eu penso da seguinte forma, quando um candidato falta a uma entrevista independente do motivo ele é qualificado negativamente, isto deveria ocorrer também com as empresas que não dão feedback ao candidato! Elas deveriam ser qualificadas negativamente. Até porque nos dias de hoje você não é contratado sem passar ao menos por umas 5 etapas de seleção (currículo, teste on-line, dinâmica, Dinâmica em grupo, entrevista com gestor, entrevista com diretor, etc...)
    Obs: Também não entendo porque há tantos teste on-line, sendo que você obrigatóriamente tem que fazer outro na entrevista.

    ResponderExcluir
  20. Já deixei meu currículo 5 vezes em uma grande emissora de televisão de Brasília e nunca obtive resposta. O pior é que sempre disseram que me ligariam, pois eu tinha chances. Acho que pelo menos deveriam dizer logo na cara que não querem contratar ninguém. Uma falta de respeito, pois fiquei na expectativa e nada...Infelizmente não há respeito com o profissional!

    ResponderExcluir
  21. Taí uma verdade. Já participei de vários processos seletivos e eles sempre prometem ligar ou enviar e-mail com um retorno, independente de ser contratação ou não. Mas eu só vi isso acontecer de verdade em duas empresas de RH terceirizadas por duas grandes editoras daqui de SP. A maior ironia é que agências e assessorias, feitas de pessoas supostamente preparadas para lidar com o público, são os piores para oferecer qualquer tipo de resposta.

    ResponderExcluir
  22. Comigo também já aconteceu e o pior de tudo, me disseram que eu tinha sido aprovada, me deram dia e hora para ir até a empresa para os trâmites de contratação e, SURPRESA, quando lá cheguei eles disseram que tinha acontecido um engano, que a pessoa escohida era outra. Imagina se não deu vontade de brigar, claro que não fiz isso, mas sai de lá muito chateada e me sentindo enganada e tudo de ruim. As pessoas que trabalham com RH, seleção, etc,às vezes se acham os deuses e pensam que podem dispor ou não, da boa vontade de quem procura uma colocação no mercado.

    ResponderExcluir
  23. Sim, é horrível! Eu, particularmente peguei trauma de processos seletivos de grandes empresas porque, em geral, contratam empresas de RH que fazem centenas de entrevistas, dinâmicas, provas se comprometem a responder e NADA! O pior é que boa parte destas empresas são conceituadas nesta área de recrutamento e seleção.

    ResponderExcluir
  24. Exatamente! Eu acho que temos que começar a isolar essas empresas e falar diretamente, quando possível, com aquelas que as contrataram para a seleção. É o caso de alertá-las para o que está acontecendo e explicar que isso pode queimar o filme delas mesmo.

    ResponderExcluir
  25. Meninas, infelizmente esse é um problema difícil de se resolver, pois trata-se de educação e isso vem de berço!

    ResponderExcluir
  26. Cristina, gostei bastante de seu texto. É verdade o que você, eu e muitos outros sofreram no início da profissão ( e talvez até no presente!). Vamos esperar que você não fique sem feedback aqui no grupo! rss.

    ResponderExcluir
  27. Todos sofremos com essa atitude ou seria falta dela. E com o fim da exigência do diploma para o exercício da profissão, piorou e muito. Algumas empresas não dão retorno e ainda ficam na bronca quando você toma a iniciativa de saber sobre o processo seletivo. Até quando?

    ResponderExcluir
  28. Obrigada, Gilson! Fico feliz em informar que eu tive muito feedback desse texto nas comunidades em que eu o postei, e agora aqui também! Acho que fomentar o debate de ideias e a participação de profissionais de várias áreas em diferentes temas só soma ao nosso conhecimento e engrandece a nossa cultura e percepção de pluralismo.
    Esse tema é muito delicado, mas precisa ser explorado. Várias empresas de recrutamento e seleção tratam o candidato como algo sem valor ou interesse. Isso não é justo! Por isso temos que chamar a atenção das mesmas, dos candidatos e das várias empresas que as contratam sem saber o que está sendo feito "em seu nome".
    Renato, o fim do diploma.... o que falar sobre isso?! Decepção é pouco! Desvalorizar o profissional do jornalismo com atitudes como essa é inconcebível e inaceitável. Outra luta para nós vencermos, viu?
    Abraço

    ResponderExcluir
  29. De fato, é horrível participar de uma seleção para emprego e não ter nenhum feedback.

    ResponderExcluir
  30. Christina Ferreira, você esqueceu de comentar sobre as empresas de recrutamento que postam vagas fakes para fazer banco de dados e poder oferecer seus serviços a empresas que precisam recrutar.

    Acredito que isso é a pior coisa, tenho um grupo com colegas de faculdade em que trocamos informações sobre essas empresas, para que nenhum aceite participar desse jogo sujo e sem caráter.

    ResponderExcluir
  31. É mesmo, Ricardo. Ainda tem essa prática desonesta e abominável das empresas. Inventar cargos só para sondar o mercado, fazer banco de dados e oferecer produtos é outra forma de violência com os candidatos feitas pelas agências. O candidato acredita que tem ao menos uma chance de ser ouvido, avaliado e, se adequado, contratado. Faz planos, deixa de participar de outros processos e depois descobre que foi enganado...
    Ótima iniciativa a sua mais o seu grupo de colegas. Só assim podemos conseguir mais respeito e consideração nessas seleções.

    ResponderExcluir
  32. Perfeita colocação! Também, penso assim, uma resposta é sempre uma finalização ou conclusão de um processo seletivo.

    ResponderExcluir
  33. Olá Christina,
    Mesmo não sendo uma profissional especializada na área de RH, realizei inumeros processos seletivos e sempre dei retorno para os candidatos. Me colocava no lugar deles, sei ebm da ângustia de estar desempregado, em busca de colocação. Neste momento até o "não" como resposta é consolador. Pois õ candidato não fica na dúvida e com expectativas. Acho que falta empatia aos profissionais de recrutamento e seleção.

    ResponderExcluir
  34. Oi Mara! É sempre ótimo ouvir que existe de fato profissionais nos RHs, GPs e agências que sabem valorizar e respeitar aos candidatos. Parabéns pela atitude!

    ResponderExcluir
  35. Ainda espero resposta da Rede Globo, desde 1983 - será que já contrataram alguem para OfficeBoy???

    ResponderExcluir
  36. A palavra é RESPEITO. Repeito pelo outro, pelo tempo, pela entrevista, pelo interesse. Repeito é fundamental nas relações e mesmo que ela não se perpetue, ter o RESPEITO de dizer ao outro muito obrigado além de educado é sustentável. Pequenos detalhes também fazem parte de uma organização que zela por sua marca.

    ResponderExcluir
  37. Por isso que eu não participo de processos onde não sei qual é a empresa contratante, que não podem me informar o salário ou informações básicas de benefícios/ material de trabalho (sim, muitas tratam material de trabalho como celular e notebook como benefício).

    Já tive a péssima experiência de passar por um processo de 7 fases e só me falaram o salário quando eu já havia sido aprovado e adivinha? O salário estava fora das minhas pretensões. Tempo e dinheiro jogado no lixo. isso porque minha pretensão sempre foi explicita.

    ResponderExcluir
  38. Silmara, RESPEITO é a palavrinha mágica e ao mesmo tempo estratégica para as empresas. Como você mesma disse, empresas que zelam por sua marca e imagem (reputação vale dinheiro) tendem a não fazer esse tipo de coisa para não se prejudicarem no mercado.

    Rafael, eu também faço isso. Não dou prosseguimento ao processo se não sei qual é o cargo, salário, horas de trabalho semanal, benefícios e local de trabalho. Por incrível que pareça, muitas empresas não revelam esses dados para se preservarem e o candidato (que elas acham estar muito desesperado por essa oportunidade) que aceite revelar todos os seus dados, contar sobre sua vida pessoal e passar por incansáveis e, por vezes, vexatórios testes para trabalhar lá.

    É como se tivéssemos que nos sentir agraciados por apenas termos sido chamados para a entrevista. Eles nunca compreendem que o nosso interesse é também uma HONRA para eles, assim como nos receber e nos ter em seu quadro de profissionais.

    ResponderExcluir
  39. Obrigada por fazer com que eu me sentisse menos marginalizada. Achei que o "fenômeno da falta de resposta" só acontecesse comigo! rs.

    ResponderExcluir
  40. Não é só com você não. Infelizmente esse é um fenômeno corriqueiro no Brasil, Jessica. Como a Rosângela acrescentou, as empresas não respeitam o tempo dos candidatos. Creio que essas empresas não compreenderam a mudança de paradigma (para melhor, espero) que estamos presenciando no mercado de trabalho brasileiro e vão acabar ficando prejudicadas por terem esse tipo de atitude com seus possíveis novos talentos. Pior para elas!

    ResponderExcluir
  41. Concordo Christina. Mas eu fico mais chateado com empresas que oferecem 1 vaga, convocam 15 pessoas para realização de testes, não há sequer feedback (quando foi dito que haveria) e ainda por cima, envio e-mail perguntando sobre o processo seletivo e nem resposta obtive. Descaso...

    ResponderExcluir
  42. Muito bom seu artigo, Christina. Pelo que eu acompanho (e como tenho um trabalho relacionado a colocação profissional: twitter.com/ResumindoBH) já nem reparo se uma empresa responde ou não sobre determinada seleção. Empresas de RH dizem que quando não fornecem o nome da empresa isso foi determinado pela mesma, os motivos eu desconheço. Fora todas as vagas postadas diariamente com um email de contato apenas. Toda vez que me pedem o salário pretendido mando eles olharem a tabela do sindicato, isso quando não me dá vontade de perguntar: "Você sabe quanto um jornalista ganha?"

    ResponderExcluir
  43. Breno, eu não sei se fico mais injuriada com a exigência de pretensão salarial logo no primeiro contato (quando, muitas vezes, você não sabe qual é a empresa e o escopo do trabalho oferecido) ou com a subserviência de alguns colegas (já beirando ao desespero) que respondem um valor muito abaixo do piso (nem se fala do valor do mercado) e desvalorizam a classe...
    Felipe, já estou achando que descaso é pouco. Essa situação já considero abuso.

    ResponderExcluir
  44. Gostei muito da discussão, é realmente frustrante passar por um processo seletivo e não obter nenhum retorno, de contratação ou não. Na minha opinião, todas as empresas e contratantes deveriam ter esse procedimento, pois isso só lhes conferiria mais valor e credibilidade.

    ResponderExcluir
  45. concordo plenamente, Christina. Há pouco tempo, fui chamada a uma empresa que tinha um job urgente, para redação de um material em 2 dias. Calculei por baixo que daria pelo menos 10 laudas de texto, o que significa que eu teria de virar a noite escrevendo. Nem se deram ao trabalho de responder com um telefonema à proposta que enviei. Apenas me avisaram por e-mail que tinham escolhido outra proposta (que deveria ser feita a preço vil).

    ResponderExcluir
  46. Oi Christina,
    Fico sempre com a sensação que a vaga já era "fechada". Eu me sento muito marginalizada por não ter resposta, e veja bem, de empresas e assessoria de renome!
    Monica Silva

    ResponderExcluir
  47. A questão da "pretensão salarial" ou do orçamento sem ao menos que candidato saiba do que se trata é leilão puro. Serão escolhidos os precificarem mais baixo, qualidade, competência nem é critério. A Christina Chagas tem razão, não à toa os salários são aviltantes. Já vi um anúncio que ofereciam cinco reais (é isso mesmo) por texto. Aposto que conseguiram um monte de gente.
    Rosangela Lotfi

    ResponderExcluir
  48. As vezes também fico com essa sensação Monica, e as vezes fico com a certeza...

    ResponderExcluir
  49. Silvia, infelizmente eu também já passei por essa situação. Ninguém é obrigado a aceitar a nossa proposta, mas não custa nada dizer "não, obrigada".
    Monica, isso acontece mesmo. Recrutadores já têm a vaga destinada a alguém, mas convocam uma seleção só para constar. Mais um desrespeito com o tempo dos candidatos.
    Rosangela, eu também acho que se trata de um leilão. Eu também vi esse anúncio. O pior é que tem gente que aceita...

    ResponderExcluir
  50. Pelo menos uma vez na semana eu passo por isso. É um desrespeito.

    ResponderExcluir
  51. entao vamos PROTESTAR. se nao há PROTESTO esse tipo de comportamento absurdo começa a ser naturalizado . Vamos à Tribuna Protestar .

    ResponderExcluir
  52. Christina e Rosangela, creio que quem aceita fazer texto a 5 reais não é profissional, é adolescente babaca que acha o máximo escrever e ser publicado. Apenas brincam. Depois, reclamam que a leitura é baixa.

    ResponderExcluir
  53. Gérson e Paula, temos que começar a nos tornar mais ativos nessa questão e protestar mesmo. Uma forma de fazer isso é ligando ou mandando e-mail para a pessoa responsável pelo recrutamento explicando, sucinta e educadamente, a importância do envio de uma resposta, mesmo que essa seja negativa, pois você se dedicou a essa seleção e precisa desse posicionamento para planejar seus próximos passos. Lembrando a eles que empresas responsáveis socialmente sempre fazem isso. É um tapa de luvas!

    Silvia, eu já recebi a proposta de uma agência espanhola - que gerencia vários sites de variedades no Brasil, América Latina e Europa - para escrever posts para eles por R$ 3,00 cada (sim, reais! Bem que podia ser em euros, pelo menos). Os textos deveriam ter 1.200 caracteres no mínimo e eu tinha que mandar 7 posts por semana. Eles só me pagariam quando o valor devido chegasse a R$ 50,00!
    Eu mandei um e-mail resposta para eles explicando o quão ridícula era a proposta e eles retrucaram da seguinte maneira: "Sentimos que a tenhamos ofendido com a nossa proposta, mas nunca tivemos problemas de adesão com ela antes. Temos colaboradores em todo Brasil que estão satisfeito com esse acordo comercial"!!!! É para rir ou para chorar de isso tudo?!

    ResponderExcluir
  54. Bom, Christina, aqui mesmo no LinkedIn já apareceu um anúncio de um portal procurando gente que escreve sobre determinados assuntos, mas sem remuneração, apenas com divulgação. Isso é palhaçada, pois profissional sem remuneração é amador.

    ResponderExcluir
  55. Muitos tiram proveito de jornalistas formados e desesperados com essa proposta que disse. Eles dizem que é uma situação momentânea e assim que o site decolar irão contratar o explorado, mas isso nunca acontece. Situação triste...

    ResponderExcluir
  56. Há algum tempo recebi uma vaga onde eles pagavam R$ 5 por texto. É o fim. Todos partem do princípio que escrever todo mundo sabe, por isso, não precisa de uma remuneração condizente com os, no mínimo, quatro anos de estudo que cada um de nós jornalistas estudamos. Quanto ao feedback então nem se fala. Fui numa seleção para uma vaga numa grande emissora. A própria menina do RH já alertava que a resposta viria, mas iria demorar, devido ao grande número de seleções que estavam ocorrendo ao mesmo tempo. O que me indigna é que tempo para ligar para cada selecionado, explicar a vaga e marcar a seleção existe, mas para avisar que a pessoa não passou já deixa de ser da alçada deles. É o fim!

    ResponderExcluir
  57. É Caroline, eles só enxergam o lado deles e a gente é que tem que dar graças a Deus por ter sido ao menos chamado por eles. O tempo, a vida e a condição do candidato não importam.... Será que é só no Brasil que isso acontece?

    ResponderExcluir
  58. Boa pergunta Christina. Será que lá fora rola essa falta de respeito?

    ResponderExcluir
  59. Eu acho que no geral não. Mas nunca se sabe. Tem sempre gente querendo tirar proveito do outro, então eu não duvido que haja casos lá fora também.

    ResponderExcluir
  60. Desabafo: no início da semana enviei meu currículo para uma vaga de assessor de imprensa junior. Acabei de receber a resposta. "Estamos precisando de um profissional com mais vivência na área de assessoria, obrigado". Acho que não sei o que significa assessor de imprensa JUNIOR!
    Simplesmente cansado...

    ResponderExcluir
  61. Ai ai, Felipe! Esse povo não sabe ao menos o que deseja! E com isso muitos candidatos acabam perdendo tempo e ganhando frustração....

    ResponderExcluir
  62. As vezes penso que casos como o relatado pelo Felipe devem-se a algum tipo de experimento do Dr. Frankstein: querem um profissional senior em experiência e junior em salário

    ResponderExcluir