segunda-feira, 18 de abril de 2011

Como conquistar o emprego desejado na empresa que quiser


1.      Mantenha a Calma: não se desespere por estar desempregado ou subempregado no momento. Não saia enviando currículo para todos os lados, para qualquer emprego, para qualquer salário. Esse tipo de comportamento desesperado apenas afasta os recrutadores das melhores empresas, pois eles sabem que um profissional qualificado acredita em seu potencial e sabe o que quer para si.
2.      Tenha Foco: é importante pesquisar as empresas da área em que deseja trabalhar e focar naquelas que possuem uma filosofia (missão, visão) parecida com o seu perfil e objetivos. Isso feito, agora é começar a se especializar nas empresas escolhidas (umas oito no máximo) através de leituras de reportagens, análises, relatórios e comunicados disponíveis no site das mesmas, além de conversas com diretores e demais funcionários chave sobre o andamento da empresa. Utilize redes sociais, como o Linkedin, para se aproximar desses funcionários e tomadores de decisões da empresa.
3.      Torne-se Atrativo: às vezes não há vagas nas empresas e na posição que desejamos. Por isso, é importante tornar-se um profissional atrativo, indispensável, que vale a criação de uma vaga para tê-lo na empresa. Os conhecimentos sobre a empresa adquiridos anteriormente servirão agora de base para você demonstrar suas qualidades de gestor apontando problemas e as melhores soluções para esse cenário.
  1. Seja Relevante: estude muito novos assuntos e o aperfeiçoamento dos mais tradicionais do seu campo de trabalho e dos correlatos também. Temas como economia, política, relações internacionais, tecnologia e gestão são sempre importantes para todos os tipos de empresas. É exatamente por isso que você deve dominar alguns e ter, no mínimo, noção de outros para manter discussões pertinentes e construtivas sobre os mesmos com membros importantes das empresas desejadas.
  2. Mostre-se: participe de eventos, cursos, palestras, encontros de negócios e network. Promova reuniões, mesmo que on-line, para debater temas relevantes e buscar possíveis soluções para problemas atuais. Dê palestras e mini cursos sobre a sua área de especialidade.
  3. Etiqueta: Seja agradável, não um bajulador insistente. Mostre-se na medida, aproxime-se das pessoas interessantes para você de forma suave, educada e sincera. Diga que você admira o trabalho dela e a empresa em que ela trabalha. Peça gentilmente opiniões sobre alguma análise que esteja fazendo sobre o mercado. Convide-o para participar de um dos eventos promovidos por você. Seja atencioso, cordial e, principalmente, respeite a privacidade e a distância do relacionamento de vocês, afinal de contas, vocês não se conhecem e nem são amigos de infância. Bom senso sempre conta pontos a favor de qualquer pessoa. 

5 comentários:

  1. Christina, uma das minhas maiores indagações tem sido como convencer os entrevistadores de que apesar de recém-formada e ter pouca experiência na área, tenho conhecimento suficiente e potencial para desempenhar o cargo proposto?

    ResponderExcluir
  2. Fatos, Telma, convença com fatos. Mostre, ao longo da entrevista, o seu conhecimento sobre a empresa em que está pleiteando a vaga, sobre o mercado em que ela está inserido e sobre o cenário atual em geral. Aponte uma área em que eles precisam de ajuda e proponha (em linhas gerais, não vá entregar o ouro!) a possível solução. Seja enfática, sem ser pedante ou pretensiosa, a cerca de suas qualidades e do diferencial que você agrega para a empresa caso contratada. Deixe claro que você escolheu aquela empresa para trabalhar porque você se identifica com ela e acha que a empresa irá acrescentar muito à sua carreira, mas que também tem certeza de que a recíproca é verdadeira e que você auxiliará muito no crescimento da empresa.
    Outra coisa, Telma. O cenário está mudando! Não sei se teve oportunidade de ler o especial do jornal Estado de SP sobre empregos, por isso postei uma das matérias no blog: http://analisesnaweb.blogspot.com/2011/04/empresas-ja-reduzem-exigencias-na-hora.html
    Prepare-se e seja segura nas entrevistas! Boa sorte!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Interessante o blog, com dicas leves e incentivadoras para nós, profissionais recém-formados. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Concordo.
    O segredo são boas práticas de relações públicas, o uso de técnicas de relacionamentos e aproximação com seu target...!

    ResponderExcluir