quinta-feira, 30 de junho de 2011

Jovens estão preocupados em ter vida profissional e pessoal equilibrada

Infomoney
Para os profissionais de 18 a 29 anos, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é uma preocupação constante. Um estudo realizado pela GfK revela que 59% dos jovens estão frequentemente ou quase sempre preocupados em conciliar esses dois lados.
 Em seguida, aparece a preocupação com nível de estresse no trabalho e com as ferramentas para realizar efetivamente seu trabalho, ambas com 53% das respostas. A segurança no trabalho também foi apontada, chegando a 50%.
 As preocupações que apresentaram menos indicações foram a pressão para realizar longas jornadas, com 42%, e a saúde pessoal, com 46%.
 Outros países
No total, foram entrevistados profissionais de 29 países, como França, Portugal, EUA, Canadá, México, Peru. Segundo o resultado global, 40% dos jovens estão preocupados com nível de estresse no trabalho. O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional aparece em segundo lugar, com 39%.
Na sequência dos temas que mais causam preocupações, estão a segurança no trabalho (33%), a pressão para realizar longas jornadas (1%) e saúde pessoal (32%).
Infelicidade
Os dados revelam ainda que, em alguns países, pressões de trabalho estão afetando o bem-estar da geração mais jovem de trabalhadores e que a recessão teve impacto negativo nas aspirações de muitos. De acordo com a pesquisa, por causa da economia, 37% deles foram forçados a aceitar um trabalho com o qual estão infelizes.
Entre os brasileiros, a porcentagem de jovens nessa situação é bem mais baixa (27%). “Isso reflete bem a situação econômica favorável do Brasil nos últimos anos, com um mercado de trabalho bastante aquecido”, avalia a diretora da Unidade de Satisfação e Lealdade da GfK Brasil, Daniela Salles.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Brasil é o novo destino para profissionais estrangeiros qualificados em busca de oportunidades de emprego

O Brasil tornou-se tendência por ter sobrevivido às últimas crises que assolaram o mundo sem grande impacto na economia. Muito pelo contrário, a pujança produtiva e o boom do mercado do país impressionam. Mas também pudera, o Brasil está muito acostumado a lidar e sobreviver a crises. A nossa experiência e resiliência nos ajudou a superar mais essas e fez do país um alvo para profissionais estrangeiros qualificados em busca de trabalho.

Segundo o Ministério do Trabalho e Renda (MTR), em 2010 houve um aumento de 30% no número de pedidos de visto de trabalho no Brasil em relação a 2009. A regular situação financeira que o Brasil se encontra hoje é um dos chamarizes para trabalhadores estrangeiros de qualidade e também brasileiros expatriados que estão sem emprego nos países em crise – como Portugal, Irlanda, Grécia, EUA – migrarem ou retornarem para cá. Outros fatores importantes na geração de todo esse interesse são a proximidade da realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, além do descobrimento das reservas do pré-sal.

Os investidores estrangeiros também enxergam boas oportunidades aqui. Eles apostam na demanda por infra-estrutura, aumento de investimento na indústria, e nos setores de energia, óleo e gás. Várias multinacionais que desejam se inserir no mercado brasileiro mandam funcionários responsáveis especificamente pela implantação das mesmas no Brasil e pelo treinamento de seus novos funcionários locais. Terminadas essas tarefas, eles voltam para o país de origem. Por isso, de acordo com o MTR, cerca de 90% das autorizações para trabalhar no Brasil são temporárias. Mas isso está mudando.

Nosso país já atraía profissionais das áreas de gestão, construção civil e engenharia devido a uma escassez desses por aqui, mas agora todos os tipos de profissionais estão encarando o Brasil como uma oportunidade de crescimento. A maioria das autorizações de trabalho permanentes concedidas no Brasil em 2010 foram para administradores, diretores, gerentes e executivos com poderes de gestão, ainda segundo o MTR.

Não bastava a escassez de bons postos de trabalho que vivemos agora, apesar da bonança econômica, vamos enfrentar uma realidade européia: atração de mão de obra estrangeira para concorrer como mercado interno. Isso é bom? Até que ponto é válido? Temos condições de acolher esses estrangeiros e os nossos profissionais no nosso mercado de trabalho atual? 

terça-feira, 7 de junho de 2011

Empreendedores do Brasil, animem-se!

Eu ainda acho que o empreendedorismo é a solução, resposta ou saída para o Brasil e a maioria dos brasileiros. Mas ser empreendedor nesse país não é fácil. São muitos entraves, impostos, descrença, desafios e, na maioria das vezes, você corajosamente desbrava esse caminho sozinho e sem preparo. Talvez por isso a alta taxa de insucesso? Também!

Educação e reciclagem de conhecimentos vão fazer você prosperar e permanecer vivo no mercado! Porém, é preciso ânimo. Seguir em frente é o único caminho! O caminho do sucesso.

Compartilho agora o vídeo motivacional da apple, uma pequena inspiração para continuarmos seguindo em frente nessa batalha tão difícil e glorificante que é criar coisas novas, pensar diferente.




Vamos em frente!